Uma das principais características da raça é sua pelagem abundante e exuberante,

que segundo o padrão da raça pode ser de todas as cores.

 

No entanto, para que se mantenha sempre bonito o Shih Tzu requer cuidados especiais:

 

- Como escovações diárias, que evitam que os pêlos se embaracem e formem nó.

 

- Para aqueles que não têm paciência de cuidar de pelos longos, a alternativa e manter

o Shih Tzu sempre tosado, tosa BB ou tosa total.

 

OS PÊLOS DOS CÃES DEVEM SER BRILHANTES, MACIOS E SEM FALHAS.

 

A beleza dos pêlos começa por uma alimentação saudável e equilibrada, de acordo

com as necessidades de cada animal.

 

A tosa higiênica geralmente é recomendada a partir dos 3 meses de idade, e a tosa

específica da raça a partir dos 6 meses.

 

Os cães sofrem troca de pêlos 2 a 3 vezes ao ano, geralmente na época de mudança

de estação. Nas regiões onde o clima não é bem definido, esta troca pode ser mais gradativa e durar meses para se completar.

 

Uma queda muito acentuada de pêlos pode estar relacionada com algum problema

de pele, verminoses, deficiências imunitárias ou carências nutricionais

 

Pelagem do Shih tzu.

 Cores da Raça: todas as cores são permitidas.

Preto e Branco:

 

É a coloração mais comum.
As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Essas cores representam o Yin (Preto) e Yang (White). Estas duas energias trabalham juntas para que tudo aconteça. Assim, mantendo o mundo em equilíbrio.

Preto Sólido:

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos.

Dourado e Branco:


É a segunda coloração mais comum.

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Pode apresentar vários tons de creme, dourado claro ou dourado escuro. Pode ser preto e branco ao nascer, e depois de alguns dias a nova cor parece emergir, e o dourado escuro fica mais e mais perceptível. O dourado claro já se percebe a côr dourada no momento do nascimento.

Dourado Sólido:



As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Pode apresentar vários tons de creme, dourado claro ou dourado escuro.

Dourado com Máscara Preta:

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Possui o Black tipping (listras escuras nos olhos e orelhas).

Vermelho e Branco:

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. As tonalidades podem variar do laranja ao mogno vermelho.

 

Fígado e Branco:


O que determina que o exemplar é fígado são as alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) que são da côr fígado. A pele e pêlo do exemplar fígado não pode apresentar pigmento preto. Podem apresentar olhos claros, devido à um pigmento que possui a mais, os exemplares fígados escuros tem aparência de fígado e os exemplares fígados mais claros, podem ser um creme.

Fígado Sólido:


O que determina que o exemplar é fígado são as alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) que são da côr fígado. Podem apresentar olhos claros, devido à um pigmento que possui a mais. Os sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, barriga e alguns poucos traços de branco.

Azul e Branco:


<렜෣>


As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são azul-acinzentados. A pele é azul e o pêlo branco e dourado, normalmente uma pequena mancha azul que o diferencia do creme. Apresentam olhos cinza claro, pois nestes exemplares falta um gene necessário para a cor preta.

Azul Sólido:

As alíneas (nariz, contorno dos olhos, lábios) serão um roxo ou azul (cor de berinjela). Ao nascimento são negros, pode demorar até 8 meses para a coloração mudar para o azul.

 

Prata e Branco:


<렜෣>


As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Prata é uma cor acizentada. O Prata verdadeiro aparece no filhote desde o nascimento. No entanto, é raro ver filhotes pratas ao nascer.Os pais que carregam o gene azul, também podem ter uma ninhada prata.Shih Tzus que nascem com qualquer côr, podem virar prata à medida que envelhecem.

Prata Sólido:

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Geralmente nascem com a coloração azul prata. Existem em diferentes tonalidades de Prata.

 

Blindle e Branco:


<렜෣>



As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Brindle é uma mistura de três cores normalmente ouro, fígado e preto.

Brindle Sólido:

As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são pretos. Brindle é uma mistura de três cores normalmente ouro, fígado e preto. Pode nascer preto e mudar com o tempo.



Segue abaixo uma pequena, mas muito útil, explicação sobre cores do Shih Tzu.

 

Os Shih Tzus podem ser classificados conforme o pigmento da pele, e não somente pela côr da pelagem. Uma maneira fácil é verificar a côr do pigmento da pele através da trufa (focinho).

*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr Fígado (nos exemplares Fígado); A pele e pêlo do exemplar fígado não pode apresentar pigmento preto. Podem apresentar olhos claros, devido à um pigmento que possui a mais, os exemplares fígados escuros tem aparência de chocolate e os exemplares fígados muito leves, podem ser quase um creme.

*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são da côr Azul meio acinzentado (nos exemplares Azuis); A pele é azul e o pêlo branco e dourado, normalmente uma pequena mancha azul que o diferencia do creme. Apresentam olhos cinza claro, pois nestes exemplares falta um gene necessário para a cor preta.

*As alíneas (contorno dos olhos, nariz e lábios) são Pretos (nos exemplares Dourados, Marrons, Chocolates, Vermelho e Preto); É uma das colorações mais COMUNS, apresenta vários tons de creme, dourado claro, dourado escuro.

 

- Pode ser preto e branco ao nascer, e depois de alguns dias a nova cor parece emergir, o dourado escuro.

- O dourado claro já se percebe a côr dourada no momento do nascimento.

- O dourado com mascára preta possui listras escuras nos olhos e orelhas.

- As tonalidades do vermelho podem variar do laranja ao mogno vermelho.

Quanto à coloração da pelagem, podem ser: * Particolores; * Tricolores; * Sólidos.

Diferença entre Fígado/Chocolate:

O que determina que o exemplar de shih tzu é  de linhagem fígado/chocolate são as alíneas (contorno dos olhos, nariz, lábios e patas) que são exatamente da côr fígado/chocolate.

A pele e pêlo do exemplar fígado não pode apresentar pigmento preto, principalmente nas alíneas.

Podem apresentar olhos claros, na cor de mel somente, olhos azuis/verdes, são fora do padrão.

Os exemplares fígados escuros tem aparência de fígado/chocolate e os exemplares fígados mais claros, podem ser um creme, bem clarinho.

Os sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, e na barriga.