Sobre Nós

A idéia de criar shih tzu começou quando ganhei do meu namorado a primeira filhote a Susy , ela era simplisamente apaixonante , foi crescendo a cada dia e me conquistando, e conquistanto a todos ao seu redor dai em diante começei a gostar desta raça e me informar cada vez mais sobre ela , e foi em 2009 quando veio a Gaya e vieram  as ninhadas mais  linda , aqueles bbs mais fofos do mundo, e dai em diante não consegui parar mais. Hoje eles são a satisfação mais gratificante que ja tive , pois me dão atenção , amor e carinho.............

 

 

Susy e Gaya

 

Aos Nossos Usuários

 

 

 

 

Os filhotes são bastante brincalhões, mas assim como os adultos não apreciam as brincadeiras mais brutas. No caso das crianças, as brincadeiras com os filhotes devem ser supervisionadas constantemente para que os cães não se machuquem.

 

Uma vez que escovações farão parte da vida deles, devem ser acostumados desde bem cedo ao ritual de beleza.

O adestramento de obediência deve ser iniciado o quanto antes, já que um Shih Tzu mal acostumado na primeira infância normalmente será um cachorro muito mimado e temperamental quando adulto.

 

Quando compramos nosso bebe Shih Tzu, queremos cuidar dele da melhor forma possível, dando todo amor e carinho que guardamos para ele. Também queremos que os nossos filhotes tenham a aparência dos shih tzu de exposições, cabelos longos, pelo lisinho, bigode comprido e branquinho, o sonho era que eles ficasse com o leque que é feito na cabeça durante uma semana inteira né? Mas infelizmente não é assim, é como o cabelo de uma pessoas temos que escovar todos os dias e refazer as chucas diariamente (ou quase q diáriamente).


Gostaria de falar hoje específicamente sobre o bigode, principalmente o bigode do filhotes. Não, não é um processo miraculoso sobre cuidados dos bigode que quero falar e sim um dica, que se seguida agora vai ajudar ele a ter um bigode bonito quando jovem ou adulto.


O nosso novo bebê chega as nossas mãos por volta dos 60 dias, aqui no nosso canil é assim, se recebemos ele por avião, por volta dos 100 dias. Ele chega com aquela carinha fofa de bem com os pelinhos pequenos, uma fofurinha neh. Depois com o passar das semana, terminando as vacinações, perto dos 3 ou 4 meses, o bigodinho dele ainda não desceu, ele parece uma flor tendo o nariz como miolo, quase não consegue enxergar nada, mas ele enxerga bem sim. Alguns pelinhos dele começam a tocar os olhos, e pode ficar meio avermelhados por causa da acidez da lágrima. Então como ele já está grandinho e você quer ele bem cheirosinho, leva ele para o banho no pet.


No pet é aquela fez com o filhote, pois filhote é tudo de bom mesmo. Ai o banhista diz assim: “o pelinho do bigodinho ta irritando o os olhinhos dele, vou cortar os pelinhos de cima do focinho para você!”. Ai você diz para ele: “É mesmo, se é melhor para ele pode fazer.” Certo? Não, errado!!!


Se você fizer isso agora, é provável que nunca mais deixe de cortar os pelinhos do nariz, não duvido da boa intenção do tosador, mas é que na prática é só esperar uns 2 meses a mais, talvez 3 que o pelo desce e para de tocar o olhos. Mas este corte vai causar um impacto na aparência do Shih Tzu bem grande, perde um pouco da beleza do focinho. Agradeça ao tosador, mas diga para ele que quer deixar os pelinhos descerem para ficar com um bigode bem bonito. E que vc tem cuidado dos olhinhos do seu bebê (no blog tem um artigo que explica isso).

Aqui veja a foto de dois shih tzu um com o bigode cortado e outro sem bigode cortado. e veja as diferenças.

 

Fotos de exemplo tiradas da internet.

O corte fica mais aparente se você deixar um tempo sem aparar, pois vai ficar parte do bigode lisa e caindo e outras arrepiada e pra cima. Então se você cortar, vai ficar refém do corte para sempre, rsrsrs.


AVISO!!! Muitos pets já cortam estes pelinhos sem perguntar para os Donos, então na dúvida já avise ao pessoal da pet que você quer o bigode inteiro!!! Principalmente se você notar que alguns dos clientes deles tem este corte.


Claro que existe casos que pode ser realmente necessário cortar, mas normalmente os problemas de pelos irritando os olhos é causando pelos cílios e não pelo bigode, mas se realmente for o bigode, faça o que é melhor para os cãozinho, nós faríamos assim aqui, o bem estar do cão em primeiro lugar, mas confesso que nunca precisamos cortar o pelo de nenhum de nossos cães.

Então é isso, espero que tenham gostado e que possa ajudar a todos com este artigo.

Fonte Canil

http://www.formspring.me/canilmonamour